top of page

M-LEARNING

Profº CLAUDIO FERNANDO ANDRE

[1] VARGAS, M.R.M. Educação a distância no contexto da mudança organizacional. In: Lima, S.M.V. (Org.). Mudança Organizacional: teoria e gestão. Rio de Janeiro: FGV, 2003.

[1] FILION, L. J. O Planejamento do seu sistema de aprendizagem empresarial: Identifique uma visão e avalie o seu sistema de relações. RAE – Revista de Administração de Empresas, FGV,São Paulo, julho/setembro 1991, Vol. 31, n.3

 

 O que é Docência Online?

 

Docência online é o magistério no ambiente virtual, ou seja, quando desenvolvemos ações de ensino-aprendizagem por meios telemáticos. Podemos definir "meios telemáticos" como: internet, chats, fóruns, teleconferências, videoconferências, e-mails, aplicativos diversos e todos os demais recursos virtuais disponíveis. Para que isso aconteça, existe a necessidade de que haja internet e qualquer equipamento na qual ela possa ser utilizada como smartphones, tablets ou computadores. 

 

 

 

 

2º - Benefícios oferecidos aos docentes que buscam uma especialização na área.

 

O aprendizado e a utilização de práticas pedagógicas por meios telemáticos, além de ampliar o conhecimento do docente sobre o que há de mais moderno no mundo virtual, pode trazer benefícios e contribuições para o ensino presencial e semipresencial também, a partir do momento que ele percebe que as técnicas utilizadas online podem (e devem) ser utilizadas no ensino tradicional. Fora isso, como os fenômenos sociais estão cada vez mais dinâmicos, a docência, para se manter atualizada, requer novos conhecimentos, inclusive os tecnológicos. 

 

  

3º - Diferenças entre o docente que possui a formação para a mediação online daquele que não possui.

 

Em minha opinião SIM, existem muitas diferenças. Como já mencionado, as dinâmicas dos fenômenos sociais refletem em todas as áreas. E o profissional da docência, pela própria exigência da profissão (engajamento político e poder de transformação junto aos alunos) deve acompanhar estas mudanças. A cibercultura traz novos saberes, novas competências, novas práticas, novas atitudes, novos valores e novos pensamentos. E favorece a ruptura de algumas práticas ultrapassadas, questionando a "educação bancária", a lógica disciplinar e individualizada. 

DOWNLOAD 

bottom of page